segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O EVANGELHO QUE A CRIANÇA PRECISA

1. O Significado da palavra “Evangelho”

Na língua grega, mais antiga, significava “recompensa por trazer boas novas”. Num aspecto mais técnico, significava “boas novas de vitória”. Quando o imperador fazia suas proclamações, eram chamadas proclamações de boas novas, que davam vida e salvação ao povo.
Na linguagem do Novo Testamento, trata-se das boas novas do reino de Deus, da mensagem de Deus aos homens, do perdão dos pecados e da esperança. A boa notícia que “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
O texto clássico, que resume todo o conteúdo do evangelho é 1 Coríntios 15:3 e 4: “Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”.
Não é nada mais nem nada menos do que contar a história de Jesus Cristo. As crianças precisam ouvir esta maravilhosa história, este evangelho, estas boas novas de vitória alcançadas por Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

2. O Conteúdo do Evangelho

Todo aquele que comunica o evangelho, deve estar bem consciente do seu conteúdo. Paulo fala do perigo do evangelho ser adulterado e corrompido: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. Se na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais”. (2 Coríntios 11:3,4)

O grande problema de nossos dias é exatamente este outro Jesus, este espírito 

1000 - Clubes Bíblicos para Crianças

Você ainda pode matricular-se, no mês de março, nos CEDICs e participar do Projeto. Escolha o bairro mais favorável para a sua capacitação: Santo Amaro - Itaquera - Santana - Centro de Guarulhos - Vila Clementino (Estação Santa Cruz do Metro) - Lapa e Vila Yara em Osasco.
E atenção... Há CEDICs em outras cidades, em todo o Brasil!
MAIS INFORMAÇÕES: http://www.apec.com.br/ ou pelo telefone: (11) 5574-8661

Antes da Volta de Cristo há uma grande colheita a ser feita. Vamos aproveitar as portas abertas e realizar clubes bíblicos para as crianças. No CEDIC você ficará capacitado para evangelizar e discipular com êxito a criança.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS

Fato é aquilo que é real. Considere estes fatos: 
1. Os primeiros anos de vida são fundamentais para formar na criança raizes boas.
2. A grande maioria dos que confessam ter Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador (86%) afirmam que tomaram esta decisão antes dos 15 anos de idade.
3. Menos de 25% das crianças de sua cidade é que estão sendo alvo de algum programa de evangelização das igrejas genuinamente evangélicas.

O que fazer diante destes fatos? 
1. Buscar preparo para a tarefa de conduzir crianças a Cristo.
2. Estabelecer estratégias para alcançar o maior número de crianças.
3. Investir na obra missionária focada na evangelização das crianças.

Olhe para a APEC que desde 1937 tem sido fiel á sua missão de cooperar com as igrejas evangélicas na evangelização das crianças: 
1. Realizando múltiplos ministérios com as crianças.
2. Treinando e capacitando evangelistas de crianças com excelência.
3. Produzindo e distribuindo material didático e de apoio com excelente conteúdo bíblico.


NO MÊS DE M A R Ç O em todos os campos da APEC no Brasil, tem o início do Programa Regular de treinamento da APEC com o CEDIC – Curso de Evangelismo e Discipulado de Crianças e ATS - Aula de Treinamento Semanal – Veja o SITE:http://www.apec.com.br/

Através deste Programa de Treinamento os alunos são capacitados para realizarem CLUBES BÍBLICOS PARA CRIANÇAS (nas Escolas, nos Lares, nas Creches, nas Igrejas, etc). Ore, por favor, para que Deus envie alunos que amem ao Senhor e o ministério com as crianças.

Quantos CLUBES BÍBLICOS PARA CRIANÇAS sua igreja pode abrir em 2009?
Conheça mais sobre a APEC e como participar: http://www.apec.com.br/

sábado, 24 de janeiro de 2009

ESCOLA DOMINICAL - 1

PROBLEMAS DA ESCOLA DOMINICAL

Realizei uma enquête nos meses de outubro e novembro, com a pergunta:
Como funciona o Departamento Infantil da Escola Dominical de sua igreja?

Obtive o seguinte resultado:
Em 10% das respostas a igreja não possui mais a Escola Dominical

Nas que ainda mantém a estrutura da Escola Dominical:

20% - Têm classe única para todas as crianças
80% - Têm classes divididas por idades

32% - Há rodízio de professores a cada domingo
68% - Os professores permanecem fixos ao longo do ano

25% - Os professores dão lições avulsas conforme a sua escolha.
75% - Os professores seguem um currículo escolhido pela direção da Escola

Percebo uma tendência cada vez mais acentuada de esvaziamento da Escola Dominical e que há muitas igrejas que não têm nenhuma preocupação quanto ao que as suas crianças recebem de educação bíblica e cristã.

Alguns líderes dedicados ao ministério infantil em suas igrejas estão cada vez mais desanimados com a dificuldade de conseguirem professores devidamente capacitados para trabalharem com as crianças, de acordo com a sua faixa etária.

Além desta dificuldade, estão apontando outra, ainda mais problemática: hoje, quando alguém porventura se apresenta para ajudar, não quer assumir um compromisso que exija dedicação domingo após domingo. Querem ajudar apenas um domingo por mês.

Um dos problemas mais cruciais está relacionado ao currículo que é adotado.

Embora ainda a maioria das escolas dominicais tenha um currículo estabelecido para o ano, é raro encontrar uma igreja que tenha um currículo em longo prazo, contemplando a criança ao longo de todo o período da infância, e que transmita uma visão histórico-cronológica da Bíblia.

Há algumas histórias bíblicas que as crianças ouvirão dezenas de vezes. Outras histórias jamais ouvirão. O grande problema é que falta a visão de transformar as histórias em lições que as crianças possam aplicar em sua vida diária.

Há boas igrejas que até procuram estruturar bem o chamado “Departamento Infantil”, no entanto o seu objetivo com isto é fazer com que os pais destas crianças sintam-se felizes por terem uma igreja que se preocupa com as suas crianças. Este é o seu único alvo. Falta, infelizmente, em muitas destas igrejas, uma visão de se investir mesmo na formação da criança.

Este assunto é sério e solene. Assiste-se ao fenômeno, cada vez, de crianças estarem sendo “igrejadas” e não evangelizadas e discipuladas.

PS. Agradeço a todos que participaram da enquete

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Ore em favor das crianças da sua família, da sua igreja e do seu bairro.

Ore em favor dos obreiros, igrejas, organizações e missões que trabalham na JANELA 4 X 14.

A JANELA 4 x 14 é uma janela da faixa etária.

Por que 4 x 14? Porque 85% dos atuais cristãos nasceram de novo nesta faixa etária.

Eis aí o grande desafio para a igreja – evangelizar crianças!

A Missão da APEC – Aliança Pró Evangelização das Crianças é evangelizar e discipular crianças integrando-as em igrejas genuinamente evangélicas.
Ore em favor da APEC.diferente e este evangelho diferente que está sendo anunciado por toda parte. Qual é o evangelho genuíno? Podemos afirmar que há cinco pontos essenciais que compõem o evangelho, e todo aquele que pretende evangelizar as crianças, precisa conhecê-los muito bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário